Paulo Bartolo

Website oficial do Profº Paulo Bartolo

Professor de Karate-Do Twitter do Sensei Bartolo Facebook do Sensei Bartolo

Notícias » Mestre Ivo Rangel dará palestra sobre as primeiras competições de Karate-Do no BRasil no dia 12 de m

Inserida em: 01/03/2010

Mestre Ivo Rangel estará presente na aula inaugural do dia 12 de março, às 20h, no Consistório da UNisanta, em Santos, do curso de Pós-Graduação em Karate. Mestre Ivo é um ícone do Karate-Do bahianao e brasileiro. Começou seus estudos pugilísticos no boxe, na antiga Academia de Waldemar Santana, passando em seguida para a Capoeira, sendo aluno e posteriormente formado pelo Mestre Bimba, daí evoluiu para o Jiu-Jitsu, no Spartan Gyn, em seguida o Judô, sob a orientação de Yoshida e finalmente o Karatê-Do.

Como professor, iniciou-se no glorioso Acrópole, tendo sido instrutor também nos clubes sociais Bahiano de Tênis, Iate Clube e Associação Atlética e nas Escolas Hildete Lomanto, Edgar Santos, Newton Sucupira, ISBA e Universidade Católica do Salvador.

Conheceu vários e renomados mestres com os quais procurou capacitar-se em longos ou breves períodos, citando inclusive com destaques aulas que recebeu dos japoneses NAKAYAMA, ASSAI, OKAZAKI, KANAZAWA, SAGARA, URIU, MASSAHIKO TANAKA, YOKOMICHI, TAKEUCHI, YASUTAKA TANAKA, INOKI, SASSAKI, YOCHIZO MACHIDA E TASUKE WATANABE.

Pioneiro em competições nacionais integrando a Seleção Baiana, disputou em 1965, em São Paulo, o primeiro torneio interestadual do país, conquistando, juntamente com outros companheiros, o primeiro título nacional por equipe.

Seu farto currícullum destaca atuações também como árbitro central em vários campeonatos nacionais e participações como treinador da Seleção Brasileira, com agradáveis lembranças das passagens por Luanda, na África; Fukuoka e yokohama, no Japão; Granada, na Espanha; Mendonza na Argentina, além de estágios nos Estados Unidos e outros rincões extra fronteiras.

Em paralelo ao Karatê-Do, o Profº. Ivo Rangel evoluiu na sua formação profissional, graduando-se Professor de Educação Física, com Curso de Extensão Universitária na A.S.U., Arizona, Estados Unidos, e pós-graduação no CEPEX/UCSal, além de exercer as profissões de Radialista e Advogado.

Na difusão da Arte das Mãos Vazias no Estado da Bahia, conseguiu a inclusão do Karatê-Do como Esporte reconhecido na rede estadual de ensino e na Olimpíada Bahiana da Primavera, tendo sido seu primeiro coordenador. Conseguiu, também, com apoio do DEFISBA, aceitação de todos os sistemas federados de Karatê-Do, no Jocopar - Jogos das Escolas Particulares.

Participou de trabalhos de divulgação em colunas especializadas, que assinou nos jornais, A Tarde e Bahia Hoje, mantendo publicação atualmente no Jornal Tribuna da Ilha, que circula nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, incluindo-se também, trabalhos semelhantes em emissoras de rádio e televisão.

Seu primeiro livro ?Estudos de Karatê?, hoje em 4ª. Edição (ESGOTADO), faz parte da biblioteca de muitos aficcionados deste esporte-luta pelo conteúdo apresentado.

Professor Universitário das disciplinas Legislação Desportiva e Karatê, fez parte do quadro docente da UCSal., lecionou no ISBA ? Instituto Social da Bahia, foi Diretor Geral do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, grande complexo estadual da rede pública de ensino na Capital da Bahia.

Não percam esta aula que terá entrada franca no Consistório da Unisanta.


Envie seu comentário!

(* Campos de preenchimento obrigatório)

Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro!