Paulo Bartolo

Website oficial do Profº Paulo Bartolo

Professor de Karate-Do Twitter do Sensei Bartolo Facebook do Sensei Bartolo

Notícias » ARAKAKI E HIGA SÃO OS MESTRES NO 4º DIA

Inserida em: 08/04/2010

ARAKAKI E HIGA SÃO OS MESTRES NO 4º DIA

A chuva pára em Okinawa e o sol tenta sair timidamente das nuvens. Assim fica o dia inteiro a briga do sol com as nuvens , da mesma maneira que meu corpo luta contra a minha mente. Prenúncio do que seria o 4º e penúltimo dia de treinos no seminário. O treino da manhã foi dado por Sensei Isamu Arakaki, que pratica o estilo Kobayashi Shorin-Ryu. Sensei Arakaki é o presidente da Rengokai Karate-Do de Okinawa. A característica dos praticantes do Kobayashi Shorin-Ryu é dar um fundamento, explicá-lo, repetir o movimento excessivamente, incessantemente e corrigi-lo.

A aula começou com a postura kiba-dachi e praticando o undo que é baixar o centro de gravidade. Após várias repetições e correções individuais aos 20 membros do grupo começamos a praticar tsuki (soco) nesta posição. Uma série infindáveis de repetições. Parei de contar depois das mil vezes realizadas. Logo no início do treino sentíamos os braços amortecidos. Já era o 4º dia de treino seguido e os braços e pernas estavam realmente doloridos. A luta da mente contra o corpo se acentuava. Após um breve intervalo, seu filho chegou para ajudá-lo e ele começou com a postura seishan que é a equivalente no shotokan à hangetsu. Novamente primeiro treinamos a posição, baixando o centro de gravidade e se deslocando. Após isso começamos a realizar defesa com Teisho (palma da mão) e gyaku-zuki (soco reverso). Repetição após repetição o corpo ia avisando, como num automóvel, que o tanque estava vazio e a mente dizendo “vai que ainda tem um cheirinho de gasolina, dá para ir”. Após outro intervalo realizamos o kata naihant-shodan até o término da aula. No fim da aula fiquei conversando com o filho do Sensei Arakaki , que morou um ano na Argentina e arranhava no espanhol.

A aula da tarde foi ministrada por Sensei Minoru Higa , também membro da Kobayashi Shorin Ryu. Só por ser da mesma escola, já sabíamos o que estava por vir, mas foi muito aquém do que esperávamos.  Sensei Higa trouxe 4 assistentes e começou o treino na postura kiba-dachi e pedindo que cada membro do grupo contasse 10 tsukis. Aquele exercício foi longe. Sensei Higa parava na frente de cada professor do grupo e fazia junto, com grande kime, como nos desafiando à acompanhá-lo. Mais ou menos fizemos dois mil golpes de tsuki. Realmente perdi as contas. Após esse exercício, seguidamente ele pediu que fizéssemos socos duplos na mesma base. A partir daí a repetições eram em torno de 500 vezes. E passamos por todas as técnicas básicas dessa maneira: ague-uke, soto-uke, uchi-uke, guedan barae, shuto-uke e mae-gueri. Para vocês terem uma idéia da situação, ao escrever no computador este texto, meus braços estão doendo e tenho que parar e apoiá-los um pouco para prosseguir a digitação. No final treinamos o Pinan-Shodan  e acabou. Literalmernte acabou: acabou o corpo, o raciocínio e  a vontade de se mexer .

Fui para o hotel vagarosamente, às 16:30h tomei um banho e desmaiei até às 2 da manhã do dia seguinte. Minhas costas doem, meus joelhos avisam que já passou do limite, meus braços estão doloridos e lá está minha mente falando: EU QUERO É MAIS! 

Obs: na foto Mestre Arakai e Mestre Bartolo


Envie seu comentário!

(* Campos de preenchimento obrigatório)

Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro!