Paulo Bartolo

Website oficial do Profº Paulo Bartolo

Professor de Karate-Do Twitter do Sensei Bartolo Facebook do Sensei Bartolo

Notícias » VISITA AO DOJO DE MESTRE HIGA

Inserida em: 12/04/2010

VISITA AO DOJO DE MESTRE HIGA

Comecei o dia tendo que ir ao aeroporto trocar mais dinheiro. Com não quero  que sobrem yens , tenho o trabalho de ir trocando aos poucos, conforme a necessidade. Como a maioria dos museus e parques públicos fecham na segunda-feira tirei o dia para procurar lembrancinhas para os amigos. O melhor dia para ir no Shopping é segunda-feira de manhã. Decidi então começar pela região da estação de Omoromachi Station. O primeiro Shopping, que passamos ao deixar a estação é o DFS, um shopping só de marcas caras e famosas, que como não me interessava , passei direto. Se depender de mim, Coco Chanel, Luis Vuiton, Marc Jacobs e companhia morrem de fome. Depois cheguei ao Shopping-Mall de Naha. Não tinha ninguém, andava muito a vontade e pesquisei bastante por preços. Saí do shopping e mais a frente depois do museu de história e arte da Prefeitura de Okinawa, tinha uma sequência de lojas de departamentos como Toy for us, Sport Depot , Best Denki, entre outras. Almocei por ali mesmo e depois voltei para descansar no hotel.

A tarde fui no Budokan para assistir algumas aulas das artes marciais. A que mais me impressionou foi a de um Sensei de Kendo (espada) . Além da precisão dos seus golpes a sua movimentação de esquiva, taisabaki, era fantástica. Ele deslocava o corpo inteiro com muita facilidade. Pela sua aparência deve ter uns 70 anos, cabelo longo, amarrado atrás num rabo de cavalo, mas tinha uma energia de adolescente. Ao sair do treino andava devagar e com os pés bem próximos. Quem olhasse aquele senhor andar não presumiria a velocidade de deslocamento daquele homem. A espada obriga que se mexa o corpo inteiro e ele fazia isso com precisão.

Ao sair do budokan fui ainda a  Kokusai Street buscar uns Shinzaas, que são os dragões  guardiães de Okinawa para dar de presente. Cheguei ao hotel e logo Rick, meu colega americano, bateu a porta e falou que já estava na hora de ir ao Dojo de Sensei Higa como tínhamos combinado. Após uma breve caminhada chegamos ao Dojo do Sensei. Um Dojo amplo para os de Okinawa , que geralmente são pequenos. Tinham 8 pessoas treinando e a aula foi muito mais light do que o treino que ele tinha dado no Budokan. Após o aquecimento curto, fez um kihon com bastantes variações de golpes e a contagem não passava de 20 repetições. Na 2ª  parte da aula , eles treinaram alguns katas onde pudemos observar a característica do estilo shorin de Mestre Higa. Voltamos caminhando pelas vielas de Okinawa até chegar ao hotel. Tomei um banho e desmaiei na cama . O dia tinha sido muito proveitoso.

 


Envie seu comentário!

(* Campos de preenchimento obrigatório)

Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro!