Paulo Bartolo

Website oficial do Profº Paulo Bartolo

Professor de Karate-Do Twitter do Sensei Bartolo Facebook do Sensei Bartolo

Notícias » A POSTURA DURANTE A LUTA

Inserida em: 23/05/2010

A POSTURA DURANTE A LUTA

   Escrevo semanalmente para o site da Federação Paulista de Karate www.fpk.com.br onde tenho uma coluna. Aproveito para transmitir em meu site, a partir desta data,  a mesma coluna,  para que todos os internautas que visitam meu site possam vê-la.  Vou falar sobre a postura durante a hora da luta. Isso foi descrito no meu primeiro livro “Karate-Do O Caminho da Mão Vazia” em 1994. É muito importante a sua postura na hora da luta. Falando Alguns mestres observaram a luta e o comportamento dos animais selvagens e concluíram, por exemplo, que um gato quando enfrenta um adversário, curva a coluna, demonstrando sua aparência bem maior, para impressionar o oponente e proteger-se contra as agressões.

                        Segundo Miyamoto Mussashi, famoso samurai, o homem é um ser superior e diz o seguinte: “Seu rosto deve manter-se firme, equilibrado, sem abaixar ou erguer, em torcer ou inclinar. Seu olhar é firme, cujo movimento deve ser calmo e estável. Não é recomendável contrair a testa exibindo rugas, admitindo-se estas entre as sobrancelhas e ao início da linha do nariz. As vistas devem piscar menos e diminuir o ângulo de abertura dos olhos. Sua fisionomia é tranqüila, a linha do nariz normal, contraindo levemente o pescoço para endireitar a posição da cabeça; do ombro até ao longo do corpo seu tônus ou tonificações musculares uniformes”.

                        “A coluna vertebral deve estar sempre na vertical, reta. Descontrair seus ombros, abaixando-os e evitando ao máximo que a coluna se curve. Não permitir que o quadril fique recuado, para isso, expor o abdômen para a frente, empurrando-o.O joelho até a ponta dos pés precisam estar bem fortalecidos para firmar sua base. Para um indivíduo que possui um alto nível sua postura é igual nas horas de luta como em horas normais”.

                        O importante é perceber que a postura de luta não deve indicar os movimentos a serem utilizados na aplicação dos golpes e principalmente que ela facilite a saída do estado de inércia, ou em balanço, para o movimento necessário. Na minha próxima coluna falarei sobre a forma de olhar durante a luta.

 

                       Na foto , meu colega Ricardo Aguiar , de Ribeirão Preto , em postura de luta.


Envie seu comentário!

(* Campos de preenchimento obrigatório)

Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro!