Paulo Bartolo

Website oficial do Profº Paulo Bartolo

Professor de Karate-Do Twitter do Sensei Bartolo Facebook do Sensei Bartolo

Academia Resistência

Av. Ana Costa 541 – 5º andar – Galeria Ipiranga Gonzaga – Santos - SP
Cep: 11060-003 tel:( 0xx13) 3289-5181
academiaresistencia@paulobartolo.com.br

A Academia Resistência foi fundada em 1986 pelo Prof. Paulo Bartolo. Situada em pleno coração do Gonzaga, que é uma excelente região comercial a 50 metros da praia, na praça Independência e ao lado de dois shoppings. O objetivo era difundir o Karate Shotokan na Baixada Santista ensinado pelo Sensei Yasuiuki Sasaki 7º Dan de São Paulo. Em 1994, oito anos depois da sua fundação, a academia já se sagraria campeão paulista. Durante todos esses anos o Prof. Bartolo tem formado dezenas de faixas pretas e campeões. A Academia Resistência possui um Dojo (sala) de Karate de 1º mundo com excelente infra-estrutura:

  • sede própria
  • 110 metros quadrados de área de treino
  • piso de E.V.A. antialérgico e lavável ( piso oficial olímpico)
  • local amplo, ventilado e arejado
  • bebedouro filtrado e gelado dentro da área de treinamento.
  • vestiários, recepção e área de estar.

Temos muitos anos de tradição, com um ensino de qualidade no karate, passando por várias gerações. Só o que é bom permanece tanto tempo. O Professor Paulo Bartolo é altamente qualificado, tendo a formação de engenheiro e educador físico, sendo especializado em treinamento desportivo. Dedica toda a sua vida a esta nobre arte marcial tendo um carinho especial com as crianças e o trabalho de formação.

Lemas do Karate-DO

  1. ESFORÇAR - SE PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER
  2. CRIAR O INTUITO DO ESFORÇO
  3. RESPEITAR ACIMA DE TUDO
  4. CONTER O ESPÍRITO DE AGRESSÃO
  5. FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO

Karate-DO Shotokan

Esse é o método mais treinado no mundo. Foi fundado em 1936 em Tokyo pelo Mestre Gichin Funakoshi sendo ensinado hoje em mais de 100 países, estabelecendo alto padrão de treinamento para cerca de dois milhões de praticantes. Funakoshi era um homem de letras, culto, escolheu as universidades para difundir o estilo Shotokan. Mesmo sendo o primeiro a implantar o método científico nos treinos, conseguiu impor a uma simples técnica uma estrada espiritual. A Academia Resistência é uma escola certificada pela J.K.A. – Japan Karate Association, a maior instituição internacional de karate que normatiza o karate shotokan em todo o mundo. Ter uma certificação JKA significa ter um Mestre com diploma reconhecido no Japão, altíssima qualidade de ensino padronizado mundialmente e ter atualização constante em termos técnicos, biomecânicos e de medicina esportiva.

Karate - ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO INTERNACIONAL

W.K.F. - WORLD KARATE FEDERATION - é que dirige o Karate-Do esportivo no mundo, inclusive tendo o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional. No Brasil temos a C.B.K. - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE - que é responsável pelo nosso país, filiada ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro . A C.B.K. possui um registro de professores com carteirinha e diploma que possibilita ao público identificá-los. No estado de São Paulo quem representa a confederação Brasileira de Karate é a Federação Paulista de Karate a qual somos filiados.

Assim, antes de se matricular ou à seu filho numa academia de Karate-Do, verifique:

se aquele professor possui o registro, a carteira e o diploma da C.B.K – Confederação Brasileira de Karate.

Verifique se ele tem registro na FPK – Federação Paulista de Karate e se a academia é filiada.

Veja se o professor tem a orientação e o suporte de uma instituição internacional como a J.K.A. – Japan Karate Association.

Confirme se ele tem o diploma de Educação Física e é registrado no CREF.

Para se abrir uma academia é necessário no mínimo ser faixa preta 3º grau. O Karate-Do é uma arte marcial e um esporte, e as pessoas ou os pais devem ter muito cuidado escolhendo professores qualificados e profissionais.

Filosofia

O Prof. Paulo Bartolo segue os ensinamentos de Sensei Y. Sasaki que sempre frisou: Treinar com base filosófica ou treinar somente para vencer outra pessoa, após anos de dedicação, produz conseqüências bem diferenciadas. O primeiro proporcionará progresso espiritual e o segundo, o desajuste social, problemas psicológicos e frustrações. Competir contra a pessoa e obter bons resultados com relação ao outro, aferindo habilidades, não serão metas finais das competições. A pratica regular, ao longo da vida, gera a compreensão dos fenômenos da vida social, do meio ambiente. Ensina a refletir e descobrir mudanças constantes no destino da própria vida. A prática regular do Karate-Do ajuda a obter a verdadeira finalidade da vida em sociedade.

O livro “KARATE-DO - O CAMINHO DA MÃO VAZIA” do professor Paulo Bartolo contém toda a filosofia, história, estrutura e técnicas de kyus , da faixa branca à marrom, sendo de fundamental importância para os praticantes. Está disponível na nossa academia e serve para estimular e habituar os praticantes a leitura técnica.

DISCIPLINA E RESPEITO
EXALTAÇÃO DOS VALORES MORAIS
REFORÇO EDUCACIONAL E SOCIAL
DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MENTAL
ENRIQUECIMENTO ESPIRITUAL
DEFESA PESSOAL