Paulo Bartolo

Website oficial do Profº Paulo Bartolo

Professor de Karate-Do Twitter do Sensei Bartolo Facebook do Sensei Bartolo

Academia Resistência/Santos FC

Em 2000 assumiu a presidência do Santos FC, o jovem e dinâmico empresário Marcelo Teixeira , que deu novos ares não somente ao futebol , como também as modalidades esportivas, fazendo parcerias com as melhores agremiações esportivas da cidade. Aqueles que pensam, que o Santos Futebol Clube é forte apenas através do seu futebol profissional, está enganado.

O Alvinegro Praiano mantém diversas modalidades esportivas atreladas ao clube, o que eleva ainda mais o nome do Santos em outros esportes. A modalidade de Karate integra o Departamento de Esportes do clube, sob o comando do diretor José Rodrigues Sanchez, o Pepito, diretor do clube desde os Anos 60.No karate, após análise de uma pesquisa feita pelo então diretor de Karate Carlos Lume, um fervoroso diretor da modalidade que há  anos estava a frente do karate do clube, a escolhida foi a Academia Resistência do Prof. Paulo Bartolo.

O Karate que era praticado na Vila Belmiro foi transferido para Academia Resistência.  Esta parceria deu ótimos resultados não só na área competitiva, formando campeões, mas também formando atletas faixas pretas e árbitros de karate. O Torneio de Karate realizado anualmente em abril, em comemoração ao Aniversário do Santos FC já é uma tradição. Já esteve presente até a seleção brasileira disputando a competição.

Acompanhe também um pouco da história do Santos FC no futebol:

O Santos FC foi fundado em 14 de abril de 1912 e se tornou mundialmente famoso. Em 1956, chegaria à Vila Belmiro, trazido pelas mãos de Valdemar de Brito, o menino Pelé, de 15 anos, que deu de novo impulso à história do Santos, levando-o a conquistas que enalteceram o futebol brasileiro no planeta. O Santos de Pelé fez seu nome no exterior. Praticamente deu a volta ao mundo, encantando torcedores com o futebol mágico de seus craques. Formou um ataque memorável: Dorval, Mengávio, Coutinho, Pelé e Pepe. Nesse período, o Santos foi Bicampeão Mundial Interclubes (1962/1963), Bicampeão da Taça Libertadores da América (1962/1963), entre outras glórias.

Pelé no início de carreira

Após a Era Pelé, o Santos Futebol Clube continuou seu caminho de glórias. Em 1978 formou um time campeão. Os Meninos da Vila, apelido dado pela juventude dos atletas da equipe, conquistaram o Campeonato Paulista de 1978. Destacaram-se na época Juari, Pita, Ailton Lira entre outros.

Após isso o time continuou conquistando títulos, como o Paulista de 1984 e a Taça Conmebol de 1998.

Mas, em 2002, ano em que o clube completou 90 anos, o Santos conquistou, pela sétima vez, o principal torneio nacional (o Campeonato Brasileiro). O time que conseguiu a conquista foi, basicamente, formado dentro da Vila Belmiro. Os Meninos da Vila viraram febre no Brasil inteiro e a dupla Diego e Robinho se tornou símbolo de um futebol vistoso e alegre. No ano seguinte, com a base mantida, o Peixe chegou aos vice-campeonatos da Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro.

Robinho

Em 2004, o Peixe conquistou dois títulos importantes, um com sua equipe principal outro com seu time B criado neste ano. O time B, dirigido por Márcio Fernandes, foi campeão da Copa Federação Paulista de Futebol e garantiu vaga ao clube na Copa do Brasil.

" O time principal ganhou novamente o Campeonato Brasileiro sob o comando de Wanderley Luxemburgo. Desde que firmamos a parceria Santos FC com a Associação Resistência de Karate, o time de futebol foi duas vezes campeão brasileiro , campeão paulista, duas vezes vice da Libertadores da América e se situa entre os melhores do Brasil. Isso prova que a Resistência é pé quente.Brincadeiras a parte, o importante é trabalhar com um clube tão glorioso e tradicional podendo elevar seu nome no meio karateísta também.O Santos FC é a paixão do professor Paulo Bartolo no futebol"